quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Renanthera Coccinea











Adapta-se muitíssimo bem em vasos, troncos, e até em pedreiras, sendo considerada tanto epífita como rupícola. 



Adora ambientes com sol pleno, 
sendo muito resistente à incidência solar direta. 
Por estas características, quando são colocadas em árvores de muita folhagem, tem dificuldades em florescer, e crescem muito em direção ao ponto mais alto da árvore, em busca de sol pleno.






Possuem uma longa haste floral de cerca de 80 centímetros em média, contendo dezenas de flores vermelhas que variam em intensidade de tons vermelhos. 








Suas sépalas inferiores são bem maiores que o labelo e que as pétalas e se destacam no conjunto floral, que se abrem no final do inverno e início da primavera. São bastante duráveis, permanecendo nas hastes florais por diversas semanas.
São também conhecidas como "orquídea coral".




 Aqui em Niterói, se tornaram bastante comuns, principalmente nessa região de Pendotiba, e são facilmente encontradas presas em arvores de terrenos baldios, Mata Atlântica, rochas e pedreiras. Também são largamente observadas nos bairros de São Francisco, Itaipú, Piratininga, Itacoatiara, Camboinhas ...

2 comentários:

  1. Ganhei uma muda dessa planta de meu irmão, porém, ainda encontra-se em adaptação aqui em Vitória da Conqusita. Neste momento (início de setembro) seus brotos e raízes começam a vigorar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita, descobri ela numa floração espetacular na casa da minha irmã.

    ResponderExcluir