Mostrando postagens com marcador Encyclia alboxanthina. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Encyclia alboxanthina. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Encyclia alboxanthina

Mais uma de Piatã, na Chapada Diamantina. Esta robusta espécie vegeta sobre as montanhas mais altas do Nordeste. Chegaram para mim em 2011, presenteadas pelo meu concunhado Everton, Sua esposa Sheila e meu “cunha” Diego. Plantei as mudas em um tronco oco, com pedras de brita e lascas de madeira, tentando reproduzir o ambiente rupícola que ela vive. É uma planta que possui pseudobulbos de 20 cm de altura com duas ou três folhas lineares, coriáceas chegando até 50 cm de diâmetro. O pendão floral é ereto e ramificado com até um metro de altura, portando de 25 a 40 flores de 5 a 6 cm de diâmetro. Essas flores possuem pétalas de cor verde clara, com lóbulo central largo e arredondado de cor branca. Aqui em Vitória da Conquista, floresceram pela primeira vez no dia 1º de fevereiro de 2015, em pleno verão e duraram cerca de 45 dias.

Plantada no tronco 
Visitante ilustre