A primeira espécie, Cattleya Warneri Alba possui para nós um significado especial, por sua origem na zona da mata, região montanhosa que engloba a tríplice fronteira de Minas Gerais, Noroeste Fluminense (de onde somos) e Espírito Santo.
Vivemos nossa infância em contato direto com as Warnieris na fazenda onde fomos criados, nas matas e na maioria das casas da zona rural e das pequenas vilas do noroeste fluminense, onde sua presença e cultivo eram tradicionais. A variedade alba é particularmente bela pelo destaque que a cor amarela do labelo possui, circundada pelas belas sépalas e pétalas totalmente brancas.
A segunda espécie geradora da Intertexta é a Cattleya Mossiae Alba, igualmente bela e originária da Venezuela, encontrada nas regiões de montanhas como a "cordillera de la costa".
Possui um labelo longo de bordo rugoso e pétalas laterais quase pendentes, igualmente serrilhadas, características herdadas pela Cattleya Intertexta Alba. O resultado obtido pelo cruzamento é uma bela orquídea alba, de visão impactante e bastante durável.
Aqui em Niterói ela floresce em meados de agosto.
Floração de agosto de 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário