Mostrando postagens com marcador Miltônia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Miltônia. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Miltonia regnellii


Ganhei esse presente no Natal de 2015, ofertado pela Alzira. Pessoa simples, sensível e de muito bom gosto que mora em um sítio vizinho ao nosso em Varre-Sai/ RJ, onde cultiva muitas plantas, dentre elas algumas orquídeas. Essa muda ela retirou de uma planta que cultiva numa árvore no quintal de sua casa.
Trouxe para Vitória da Conquista ainda com uma belíssima flor perfumada, sequer sentiu a mudança.

As Miltonias regnellii são orquídeas de fácil cultivo em vasos ou em arvores, formando grandes touceiras com floração abundante. As inflorescências possuem normalmente de 4 a 5 flores perfumadas, com 4,5 cm de diâmetro, apresentando as pétalas e sépalas com intensidade de cor que varia muito desde o branco (alba), aos tons de amarelo, assim como o labelo numa cor que varia de rosa a púrpura. É originária do sudoeste brasileiro, incluindo todos os Estados do sul, portanto aceita bem o clima temperado. Em algumas regiões é denominada popularmente de "flor-da-páscoa", considerando que a máxima floração ocorre nesta época, embora a minha já esteja desabrochada em dezembro.

A Miltonia regnellii cresce em condições intermediárias com luz moderada durante o verão e alta luminosidade durante o inverno. Aqui, plantei em um pedaço antigo de xaxim no mesmo ambiente de todas minhas outras variedades de orquídeas, onde o sombrite é de 60%.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Miltoniopsis - "Orquídea amor perfeito”


Érica, minha sobrinha, em setembro de 2014 me presenteou com uma muda de cattleya (aguardando floração para identificar) e esta planta que só pude identificar após sua floração em fevereiro de 2015. Elas vieram da propriedade do Sr. Antônio Lapa que fica na APA do Pratigi em Ibirapitanga, na micro-região cacaueira no sul da Bahia onde se encontra cordilheiras, vales e estuários. Porém, sabemos que esta planta não é nativa da Mata Atlântica, mas é certo que este agricultor tem o privilégio de colecionar orquídeas numa região fantástica.

Cheguei a acreditar que era uma Miltônia, mas as Miltoniopsis diferem por apresentarem uma folha por pseudobulbo ao invés de duas. Outra diferença é que os psedobulbos são bem próximos, enquanto que os das Miltônias são separados por um longo rizoma. São orquídeas epífitas e delicadas originárias da América Central e do Alto Amazonas. As flores da "orquídea-amor-perfeito" possuem 8cm de comprimento, que duram de 4 a 5 semanas, com belas cores  e desenhos que lembram a flôr amor perfeito. É de fácil cultivo, utilizei o mesmo extrato de sempre: brita, carvão, lascas de sansão do campo e pedaços de xaxim. Sombrite de 50%.
Botão floral

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Miltonia Candida




Essa singela orquídea foi comprada de um produtor artesanal na feirinha de Itaipava há cerca de três anos. Tradicionalmente ela gosta de regiões mais altas e úmidas. Mas aqui na pequena serrinha de cerca de 200 mts. de altitude que caracterizam Pendotiba, essa miltonia se adaptou muitíssimo bem. Possivelmente pelo alto teor de umidade causada pelas matas que por aqui ainda persistem ela achou seu canto perfeito no tronco de um pé de manacá. Apesar desse verão altamente quente, ela insistiu em produzir suas belas flores.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Miltonia Clowesii

Essa é uma das mais belas miltônias, na minha opinião. Delicada, sensível, e com uma flor que chama a atenção pela beleza de suas pétalas. Aqui em Pendotiba elas florescem sempre entre o final de maio e início de junho. Cultivo minhas mudas em árvores, em local bem sombreado, mas com boa quantidade de luz indireta. Como uma habitante da mata atlântica, gosta de umidade e calor.



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Miltônia moreliana

Esta belezura foi presente de meu irmão Roberto. O interessante é que ela floresce duas vezes ao ano, sempre com esta fartura de flores. Cíntia (minha esposa e grande incentivadora), nesta foto, parece até uma abre alas de desfile da primavera. Rs!