Mostrando postagens com marcador Lophiaris pumila. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lophiaris pumila. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Lophiaris pumila


Esta micro-orquídea foi um presente de minha irmã, Rosana. Apesar de minúscula, tem uma floração abundante, formando cachos de aproximadamente 15 cm na cor amarelo ouro dando um charme especial para essa espécie. 
Ocorre praticamente em todo o país, é uma espécie epífita e pode ser encontrada desde as regiões altas até o litoral. Aqui em Vit. da Conquista a plantei em um tronco de cafeeiro e cuido dela numa tela sombrite de 50%. Sempre floresce na primavera e suas flores duram até mais de 60 dias.






OBS. Um ano após essa postagem feita em Conquista pelo Dedé, estou postando uma aqui do quintal, em Niterói, bem antiga, que me foi presenteada, há mais de 15 anos por um morador da vizinhança. aí vão as fotos dessa florada que iniciou no final de setembro e abriu plenamente nesse meio de outubro (2015).


Dica importante: Tive uma experiência nada agradável com troncos de cafeeiro. Apesar das orquídeas aceitá-los bem, alguns infelizmente trouxeram doenças e perdi algumas plantas, principalmente os oncidiuns. Portanto, quem optar por utiliza-lo como extratos para vasos verifiquem a origem, pois podem vir contaminados por algum vírus ou fungo. Esses percalços nos fazem aprender, e hoje tenho tido excelentes resultados com troncos e galhos de sansão do campo cortados para o substrato que substitui a casca de pinos e o xaxim.