Esse incrível oncidium me foi presenteado pelo meu irmão Dedé Fabri Ferreira, que o coletou às margens do Rio Pardo, na região de Vitória da Conquista - Bahia, em um galho caído à beira do rio.

A muda adaptou e prosperou incrivelmente aqui em Pendotiba (Niterói) e, da muda original, já fiz diversas outras que replantei em troncos e árvores aqui no quintal.
Possui uma folha roliça e comprida, verde com pontas amarronzadas e cobres, principalmente quando novas, ou quando ficam um tempo prolongado expostos à luz solar direta. Formam pequenas tosseiras, donde emergem as hastes florais, que são bastante longas, atingindo mais de um metro de comprimento.

Originária das América tropical, epífita em sua maioria, possui larga distribuição aqui no Brasil, notadamente nas regiões mais quentes e altas. Mas não é incomum, encontrar formas rupícolas, agarradas em rochas e barrancos calcários. É uma orquídea bastante durável, resistente, e gosta de muita luminosidade. Floresce aqui em Niterói em meados do inverno e as flores duram até a primavera.
