Mostrando postagens com marcador Dama Dançante. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dama Dançante. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Oncidium cebolleta (Dama Dançante)


Esse incrível oncidium me foi presenteado pelo meu irmão Dedé Fabri Ferreira, que o coletou às margens do Rio Pardo, na região de Vitória da Conquista - Bahia, em um galho caído à beira do rio. 











A muda adaptou e prosperou incrivelmente aqui em Pendotiba (Niterói) e, da muda original, já fiz diversas outras que replantei em troncos e árvores aqui no quintal.


Possui uma folha roliça e comprida, verde com pontas amarronzadas e cobres, principalmente quando novas, ou quando ficam um tempo prolongado expostos à luz solar direta.  Formam pequenas tosseiras, donde emergem as hastes florais, que são bastante longas, atingindo mais de um metro de comprimento. 


O aspecto arredondado das folhas lembra uma cebolinha, de onde vem o termo Cebolleta  É uma de minhas orquídeas prediletas pela beleza e vigor floral de seus cachos amarelos que são longos e vão produzindo flores em suas pontas, aumentando cada vez mais o comprimento do cacho. Duram muitas semanas, pois à medida que vão caindo, as flores antigas vão cedendo lugar a novas flores.








Originária das América tropical, epífita em sua maioria, possui larga distribuição aqui no Brasil, notadamente nas regiões mais quentes e altas. Mas não é incomum, encontrar formas rupícolas, agarradas em rochas e barrancos calcários. É uma orquídea bastante durável, resistente, e gosta de muita luminosidade. Floresce aqui em Niterói em meados do inverno e as flores duram até a primavera.