Somos irmãos e moramos em cidades diferentes (Niterói, Varre Sai e Vitória da Conquista). Como amantes das orquídeas, tínhamos o hábito de mandar fotos das novas orquídeas que abriam em nossos quintais. Depois de alguns anos, resolvemos catalogar as espécies. Assim, criar um blog atenderia à nossa demanda, registrando de modo permanente essas imagens, compartilhando essas belezas únicas com outros apaixonados por esses seres maravilhosos que são as orquídeas.
quinta-feira, 6 de agosto de 2015
Oncidium cebolleta (Dama Dançante)
Esse incrível oncidium me foi presenteado pelo meu irmão Dedé Fabri Ferreira, que o coletou às margens do Rio Pardo, na região de Vitória da Conquista - Bahia, em um galho caído à beira do rio.
A muda adaptou e prosperou incrivelmente aqui em Pendotiba (Niterói) e, da muda original, já fiz diversas outras que replantei em troncos e árvores aqui no quintal.
Possui uma folha roliça e comprida, verde com pontas amarronzadas e cobres, principalmente quando novas, ou quando ficam um tempo prolongado expostos à luz solar direta. Formam pequenas tosseiras, donde emergem as hastes florais, que são bastante longas, atingindo mais de um metro de comprimento.
O aspecto arredondado das folhas lembra uma cebolinha, de onde vem o termo Cebolleta É uma de minhas orquídeas prediletas pela beleza e vigor floral de seus cachos amarelos que são longos e vão produzindo flores em suas pontas, aumentando cada vez mais o comprimento do cacho. Duram muitas semanas, pois à medida que vão caindo, as flores antigas vão cedendo lugar a novas flores.
Originária das América tropical, epífita em sua maioria, possui larga distribuição aqui no Brasil, notadamente nas regiões mais quentes e altas. Mas não é incomum, encontrar formas rupícolas, agarradas em rochas e barrancos calcários. É uma orquídea bastante durável, resistente, e gosta de muita luminosidade. Floresce aqui em Niterói em meados do inverno e as flores duram até a primavera.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Irmão, o interessante é que ela foi colhetada em uma região de caatinga e adaptou-se muito bem aí. Show!
ResponderExcluirPorque chama dama dançante?
ResponderExcluirLívia
ExcluirSe você observar bem a flor parece uma daquelas damas nobres de cortes barrocas com aqueles vestidos enormes, armados e com espartilhos. Dá para ver direitinho ampliando a primeira foto. A qualquer ventinho ela se move na haste floral, como se estivesse dançando.
Lívia
ExcluirSe você observar bem a flor parece uma daquelas damas nobres de cortes barrocas com aqueles vestidos enormes, armados e com espartilhos. Dá para ver direitinho ampliando a primeira foto. A qualquer ventinho ela se move na haste floral, como se estivesse dançando.
Esse site é bom mas só tem um problema só mostra a for não mostra folhas tipo de bulbo e os detalhes da haste floral?
ResponderExcluirEsse site é bom mas só tem um problema só mostra a for não mostra folhas tipo de bulbo e os detalhes da haste floral?
ResponderExcluir