Essa orquídea é especialmente dotada de um perfume adocicado e é muito chamativa pela sua flor bela e peculiar, produzindo cachos de tamanhos variados com coloração rósea, que vai do rosa claro "bebê" a tons mais densos e vibrantes. Floresce aqui em Niterói no início do inverno e seus cachos são bem duráveis (em torno de quatro semanas).
Gosta de ambientes de muita luz e umidade, porém sofre um pouco com a luz solar intensa e direta sobre ela, queimando e produzindo pontos escuros em suas folhas. É originária da América Central caribenha e parte norte da América do Sul, encontrada predominantemente em florestas tropicais.
Possui esse curioso nome por apresentar o aspecto de um pássaro em pleno vôo (ornithorhynchum), fato que podemos observar com muita imaginação e uma boa dose de vontade para criar uma pareidolia. Bela "citação poética" ...!!
Somos irmãos e moramos em cidades diferentes (Niterói, Varre Sai e Vitória da Conquista). Como amantes das orquídeas, tínhamos o hábito de mandar fotos das novas orquídeas que abriam em nossos quintais. Depois de alguns anos, resolvemos catalogar as espécies. Assim, criar um blog atenderia à nossa demanda, registrando de modo permanente essas imagens, compartilhando essas belezas únicas com outros apaixonados por esses seres maravilhosos que são as orquídeas.
Irmão, você está me humilhando com seus oncindiums... rsrsrs
ResponderExcluir