Essa bela orquídea BLC, pelo que pude colher, é resultado de um longo processo de melhoramento dessa mistura feita por orquidófilos da Blc Toshie Aoki com Blc Waianae Princess. Tenho poucas informações sobre ela e sobre seu desenvolvimento e quando ganhei essa muda, não foi possível verificar o seu orquidário de origem.
Colhi algumas informações sobre seu desenvolvimento em orquidários orientais, e o nome "Tainan" seria uma referência à Taiwan.
Entretanto suas referência etmológicas levam a termos bem brasileiros pois "canary" é a tradução inglesa de canário, o que justificaria o tom amarelo canário de suas sépalas e pétalas.
Já a palavra Tainan é um nome próprio indígena brasileiro que pode ser usado em ambos os gêneros. Por coincidência, temos um sobrinho muitíssimo querido, filho de nossa irmã, Rosana Ladeia (igualmente amante das orquídeas) que se chama Tainan. Assim poderíamos sugerir alguma referência desta BLC com a cultura brasileira.
Possui o labelo e as pontas das sépalas e pétalas de cor vermelho escarlate, que contrasta vigorosamente com o amarelo canário. Libera um suave perfume e dura, em média, duas semanas.
Aqui em Niterói ela costuma florescer no verão, em meados de janeiro.
to
Somos irmãos e moramos em cidades diferentes (Niterói, Varre Sai e Vitória da Conquista). Como amantes das orquídeas, tínhamos o hábito de mandar fotos das novas orquídeas que abriam em nossos quintais. Depois de alguns anos, resolvemos catalogar as espécies. Assim, criar um blog atenderia à nossa demanda, registrando de modo permanente essas imagens, compartilhando essas belezas únicas com outros apaixonados por esses seres maravilhosos que são as orquídeas.
Que show, hem?
ResponderExcluirLindíssima!
ResponderExcluirLindíssima!
ResponderExcluirMuito bonita!!!
ResponderExcluir