domingo, 7 de junho de 2020

Cattleya loddigesii trilabelo

As cattleyas loddigesii são compostas de diversas variedades, com características muito semelhantes, que marcam essas orquídeas pela beleza e impacto de suas flores.
É uma orquídea bem brasileira, apesar de ocorrerem nas florestas tropicais da Argentina e do Paraguai. São nativas predominante das matas úmidas do sudeste brasileiro de altitude. Porém, são também relatadas nas matas da Bahia e de Estados do sul do Brasil.
O ambiente úmido das matas altas como a mata atlântica e matas ciliares de lagos e cursos d'água favorecem sua adaptação e seu crescimento. Suportam bem variações climáticas ao longo do ano, e e se adaptam bem mesmo em locais de baixa altitude, desde que se mantenha um ambiente de boa umidade aérea.
As variedades trilabelo, assim como as peloricas, possuem as bordas das pétalas e do labelo com coloração clara,  palha (nas loddigesii pelorica) e amarela (nas loddigesii trilabelo). Isso forma um belo contraste com a cor lilás presente nas sépalas, nas porções internas das pétalas e nas estremidades mais externas e mais internas do labelo.
Aqui em Niterói elas florescem geralmente no final do outono. Suas flores são duráveis e permanecem por mais de duas semanas. Gostam de muita claridade indireta e luz direta no início da manhã.
A minha só floresceu quando a tranferi para uma área mais aberta, com muita claridade e sol matinal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário