Essa orquídea é uma brassocattleya desenvolvida aqui em Niterói pelo tradicional orquidário "Florália", fundado e cuidado pela família Altemburg, pioneiros da orquidofilia em Niterói.
É um cruzamento da Bc.Deesencom e da cattleya Mademoiselle Louise Pauwels, essa última derivada do cruzamento da C. Intertxta e da C. Edithiae, ambas também presentes nas coleções da Florália.
Trata-se de um belíssimo exemplar de orquídea que possui sépalas e pétalas brancas com bordas levemente serrilhadas.
O labelo possui borda igualmente brancas e mais serrilhadas, herdadas da da Bc.Deesencom, com o seu interior amarelo claro, mas intenso. bem no meio do labelo, corre um pequeno filete lilás que dá a esse híbrido sua característica principal e um charme especial.
São flores grandes, perfumadas e que possuem grande durabilidade.
Costumam permanecer floridas por até três semanas. Aqui em Pendotiba elas florescem no início de julho produzindo, cada haste floral, uma média de 4 flores.
É uma orquídea vigorosa e se colocada na árvore, se expande rapidamente ocupando grandes áreas do tronco. Isso permite, na época da floração, que a orquídea forme um buquê branco que pode ser visto à distância.
Somos irmãos e moramos em cidades diferentes (Niterói, Varre Sai e Vitória da Conquista). Como amantes das orquídeas, tínhamos o hábito de mandar fotos das novas orquídeas que abriam em nossos quintais. Depois de alguns anos, resolvemos catalogar as espécies. Assim, criar um blog atenderia à nossa demanda, registrando de modo permanente essas imagens, compartilhando essas belezas únicas com outros apaixonados por esses seres maravilhosos que são as orquídeas.
Que flores mais lindas
ResponderExcluir