quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Rodriguezia Obtusifolia

Essa singela e surpreendente orquídea é um raro exemplar encontrado na Mata Atlântica e em algumas regiões de caatinga, tem uma beleza única em suas flores marcadas por uma anatomia característica.










Possui flores brancas contendo em seu interior uma mácula amarela, conectadas na parte final da haste, e que exalam um discreto e agradável perfume. Tem como característica produzir raízes aéreas cuja maioria não adere diretamente ao tronco. 


Seu pseudobulbo é bem estreito e surge após o prolongamento dos rizomas formando uma espécie de broto, de onde surgem novos pseudobulbos a cada 15 ou 20 centímetros e crescem verticalmente na árvore hospedeira. 




As flores se prendem a hastes florais de cerca de 40 centímetros contendo em média cinco flores. Estas possuem sépalas e pétalas brancas a rosadas, lanceoladas, com  ápice agudo; labelo igualmente branco de cerca de 3 centímetros, sem calosidade, sem fímbrias e com lobos laterais indiferenciados e uma característica e charmosa mancha amarela em seu interior.


Fui premiado com diversas mudas nativas que já viviam aqui no quintal, em uma pequena área de Mata Atlântica que preservamos integralmente quando construímos nossa pequena casa. Vive saudavelmente em uma grumixameira nativa. 


 Dela recolhi alguns brotos, que reintroduzi em algumas árvores do quintal e da reserva. Fiz de um pé de manacá um "berçário" de onde tiro algumas mudas e dou para amigos orquidófilos como essa aí da foto, que dei para o Dedé, há uns dois anos, e que floresce vigorosa nas terras conquistenses. 

10 comentários:

  1. Uau! Eu perdi uma que o formato era igual a essa mas a cor era púrpura, durante um bom tempo procurei em orquidário e só encontrei essa tua que difere na cor, a minha foi colhida na Mata em RO, e trazida para Cuiabá, aos poucos foi morrendo. Gostaria de saber se vc vende muda dela?

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo,
    Nós não comercializamos as orquídeas, mas terei grande prazer em lhe dar uma muda, caso você venha a Niterói em alguma oportunidade.
    Creio que a sua planta seja uma rodriguezia satipoana.Muito parecida com essa, mas de tom avermelhado e endêmica na sua região. É típica da floresta amazônica norte.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. b noite amigo olha sou apaixonada por orquideas sera q dava pra ganhar uma mudinha desta sua Rodriguezia Obtusifolia, se der me diga o preço do frete que lhe mando achei ela lindinha, por favor sera q eu poderia ganhar de vc? um abraço aguardo resposta, obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, tenho essa Orquídea, enraizada e muito cheia numa sibipiruna.
    Sempre muito saudável, mas não produz flores. Moro em Guapimirim RJ, cercada de Mata Atlântica. Se puder me ajudar, muito lhe agradeço. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Essa Rodriguezia sobe nas árvores e busca sempre os locais mais altos em busca de luz solar direta. Avança em direção à parte alta, sobre as folhas, e floresce. Tente colocar uma muda em uma árvore de porte médio ou arbusto no qual ela possa encontrar a luz solar.
    Depois avise se deu certo. Tenho uma aqui, no meio do bosque que está linda, mas também ainda não floresceu devido à sombra.

    ResponderExcluir
  6. A minha ainda não floriu. Sou da Bahia, perto de V. da Conquista. Cultivo num tronco, sob sombrite de 50%. Onde eu moro é muito quente, mas até Paphilopedium já floriu aqui.

    ResponderExcluir
  7. Ela é de fácil cultivo? Muito linda!

    ResponderExcluir
  8. Sim Marcinha,
    Ela é bem rústica e não exige muito cuidado não.
    Fomos aprendendo com a observação.
    Não achei muita informação no início, mas a observação mostrou que por ser uma orquídea da Mata Atlântica, gosta de umidade. Entretanto, gosta de Sol também. Sempre sobe nas copas e só floresce quando se expõe ao sol direto.
    Assim, é bom colocar em arbusto, em substratos com boa claridade ou árvores não tão altas, onde ela possa alcançar a luz solar direta.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela planta e também pela iniciativa de compartilhar mudas, sempre que possível! Meu sonho é ter um bom pedaço de terra para poder manter algumas assim, tipicamente na natureza! Mas por enquanto vou cultivando no "orquidário"! Até mais.

    ResponderExcluir