Esta primeira Cattleya (a mais escura) foi coletada em Piatã, na Chapada Diamantina-BA. Piatã é a cidade mais alta do Nordeste. Tem uma vegetação de serrado que durante o dia recebe o sol forte do sertão baiano e durante a noite, a temperatura cai drasticamente fazendo muito frio, tornando esta planta uma verdadeira sertaneja: forte e rústica. Aqui, em Vitória da Conquista, está indo super bem adaptada e floresce todos os anos entre fevereiro e março, com duas a três de flores por espatas em torno de 8 centímetros de diâmetro e dura cerca de 45 dias.
Esta outra elongata, foi um presente de Dona Lúcia, comprada em uma floricultura, não sabemos sua procedência, com uma cor mais clara tanto nas sépalas como nas pétalas, apenas o labelo tem a mesma tonalidade e exala o mesmo delicioso perfume e floresce no mesmo período da primeira.
Somos irmãos e moramos em cidades diferentes (Niterói, Varre Sai e Vitória da Conquista). Como amantes das orquídeas, tínhamos o hábito de mandar fotos das novas orquídeas que abriam em nossos quintais. Depois de alguns anos, resolvemos catalogar as espécies. Assim, criar um blog atenderia à nossa demanda, registrando de modo permanente essas imagens, compartilhando essas belezas únicas com outros apaixonados por esses seres maravilhosos que são as orquídeas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário