terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Encyclia alboxanthina

Mais uma de Piatã, na Chapada Diamantina. Esta robusta espécie vegeta sobre as montanhas mais altas do Nordeste. Chegaram para mim em 2011, presenteadas pelo meu concunhado Everton, Sua esposa Sheila e meu “cunha” Diego. Plantei as mudas em um tronco oco, com pedras de brita e lascas de madeira, tentando reproduzir o ambiente rupícola que ela vive. É uma planta que possui pseudobulbos de 20 cm de altura com duas ou três folhas lineares, coriáceas chegando até 50 cm de diâmetro. O pendão floral é ereto e ramificado com até um metro de altura, portando de 25 a 40 flores de 5 a 6 cm de diâmetro. Essas flores possuem pétalas de cor verde clara, com lóbulo central largo e arredondado de cor branca. Aqui em Vitória da Conquista, floresceram pela primeira vez no dia 1º de fevereiro de 2015, em pleno verão e duraram cerca de 45 dias.

Plantada no tronco 
Visitante ilustre

7 comentários:

  1. Tenho uma dessa, coletada nas proximidades da Cidade de Ituaçu minha terrinha

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dessa, coletada nas proximidades da Cidade de Ituaçu minha terrinha

    ResponderExcluir
  3. Bela cidade de Ituaçu. Fiquei apaixonado pela gruta de Ituaçu quando visitei já faz alguns anos.
    Realmente as orquídeas daí são tão maravilhosas quanto as outras belezas naturais da Chapada Diamantina.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma dessa mais a flor em vez de ser verde claro a minha e amarela e cheia de pontinhos roxo

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma dessa mais a flor em vez de ser verde claro a minha e amarela e cheia de pontinhos roxo

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma tbem é muito linda todo ano da flor

    ResponderExcluir