segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Miltonia regnellii


Ganhei esse presente no Natal de 2015, ofertado pela Alzira. Pessoa simples, sensível e de muito bom gosto que mora em um sítio vizinho ao nosso em Varre-Sai/ RJ, onde cultiva muitas plantas, dentre elas algumas orquídeas. Essa muda ela retirou de uma planta que cultiva numa árvore no quintal de sua casa.
Trouxe para Vitória da Conquista ainda com uma belíssima flor perfumada, sequer sentiu a mudança.

As Miltonias regnellii são orquídeas de fácil cultivo em vasos ou em arvores, formando grandes touceiras com floração abundante. As inflorescências possuem normalmente de 4 a 5 flores perfumadas, com 4,5 cm de diâmetro, apresentando as pétalas e sépalas com intensidade de cor que varia muito desde o branco (alba), aos tons de amarelo, assim como o labelo numa cor que varia de rosa a púrpura. É originária do sudoeste brasileiro, incluindo todos os Estados do sul, portanto aceita bem o clima temperado. Em algumas regiões é denominada popularmente de "flor-da-páscoa", considerando que a máxima floração ocorre nesta época, embora a minha já esteja desabrochada em dezembro.

A Miltonia regnellii cresce em condições intermediárias com luz moderada durante o verão e alta luminosidade durante o inverno. Aqui, plantei em um pedaço antigo de xaxim no mesmo ambiente de todas minhas outras variedades de orquídeas, onde o sombrite é de 60%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário